Menu

Ciro se junta a nomes do centro em manifesto pela defesa da democracia

O vice-presidente Nacional do PDT, Ciro Gomes, assinou juntamente com João Doria (PSDB-SP), Eduardo Leite (PSDB-RS), Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) e Luciano Huck (sem partido) um manifesto em defesa da democracia. O documento foi publicado após a tentativa de Jair Bolsonaro em patrocinar um autogolpe e demitir o general Fernando de Azevedo e Silva do […]

51 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O vice-presidente Nacional do PDT, Ciro Gomes, assinou juntamente com João Doria (PSDB-SP), Eduardo Leite (PSDB-RS), Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) e Luciano Huck (sem partido) um manifesto em defesa da democracia.

O documento foi publicado após a tentativa de Jair Bolsonaro em patrocinar um autogolpe e demitir o general Fernando de Azevedo e Silva do Ministério da Defesa. A atitude também representa um ensaio de união entre o grupo nas eleições de 2022.

Leia o manifesto na íntegra!

MANIFESTO PELA CONSCIÊNCIA DEMOCRÁTICA

Muitos brasileiros foram às ruas e lutaram pela reconquista da Democracia na década de 1980. O movimento “Diretas Já”, uniu diferentes forças políticas no mesmo palanque, possibilitou a eleição de Tancredo Neves para a Presidência da República, a volta das eleições diretas para o Executivo e o Legislativo e promulgação da Constituição Cidadã de 1988. Três décadas depois, a Democracia brasileira é ameaçada.

A conquista do Brasil sonhado por cada um de nós não pode prescindir da Democracia. Ela é nosso legado, nosso chão, nosso farol. Cabe a cada um de nós defendê-la e lutar por seus princípios e valores.

Não há Democracia sem Constituição. Não há liberdade sem justiça. Não há igualdade sem respeito. Não há prosperidade sem solidariedade.

A Democracia é o melhor dos sistemas políticos que a humanidade foi capaz de criar. Liberdade de expressão, respeito aos direitos individuais, justiça para todos, direito ao voto e ao protesto.

Tudo isso só acontece em regimes democráticos. Fora da Democracia o que existe é o excesso, o abuso, a transgressão, o intimidamento, a ameaça e a submissão arbitrária do indivíduo ao Estado.
Exemplos não faltam para nos mostrar que o autoritarismo pode emergir das sombras, sempre que as sociedades se descuidam e silenciam na defesa dos valores democráticos.

Homens e mulheres desse país que apreciam a LIBERDADE, sejam civis ou militares, independentemente de filiação partidária, cor, religião, gênero e origem, devem estar unidos pela defesa da CONSCIÊNCIA DEMOCRÁTICA. Vamos defender o Brasil.

CIRO GOMES,

EDUARDO LEITE,

JOÃO AMOEDO,

JOÃO DORIA,   

LUCIANO HUCK,

LUIZ HENRIQUE MANDETTA

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nei George Prado

03/04/2021 - 16h55

De w. Luis realmente., mas Brizola fez citando W Luìs no discuso feito, lembrando os politicos antigos e nos chamanfobà luta, abrindo picadas. OBRIGADO.

Nelson

02/04/2021 - 23h21

Com a PEC 272, aprovada em abril de 2019, Eduardo Leite “tirou da jogada” o povo gaúcho. A PEC elimina o plebiscito exigido pela Constituição do Rio Grande do Sul para que possam ser privatizadas a CEEE, a CRM e a Sulgás.

Nesta semana, Leite privatizou o setor de distribuição da CEEE por, pasmem, R$ 100 mil. Entregou mais um naco do patrimônio dos gaúchos a uma empresa que retirou um empréstimo de R$ 2,150 bilhões do BNDES em janeiro passado.

Agora, ele quer aprovar a PEC 280 para acabar com outro plebiscito exigido pela Constituição estadual. Desta vez, ele quer “tirar da jogada” o povo gaúcho para poder privatizar o Banrisul, a Corsan e a Procergs.

Detalhe. Para amealhar votos entre incautos, inocentes e mal-informados, na campanha eleitoral, em 2018, Eduardo Leite prometeu o seguinte, em entrevista à Rádio Guaíba: “Chegando ao governo, o plebiscito será um dos primeiros pontos a serem encaminhados à Assembleia, já nos seis primeiros meses”.

O governo de Eduardo Leite no Rio Grande do Sul faz o que pode para acabar com a participação popular nas decisões. Ou seja, faz de tudo para acabar com a democracia em um de seus estágios mais avançados.

Mas, suprema hipocrisia, Leite assina carta em defesa da……democracia, como se dela fosse um devoto invencível.

Sérgio Luís Barbosa Mota

01/04/2021 - 17h40

Este grupo poderia ser denominado de Anti-Esquerda ou Anti-Centro Esquerda. Todos eles são e sempre foram de direita e apoiaram a eleição do bolsonaro. O ciro o fez por omissão. Tem responsabilidade sobre o que esta acontecendo no país. Agora que o circo esta pegando fogo querem se isentar da culpa.

Walfredo Ferreira da Silva

01/04/2021 - 17h21

Frente pela Democracia ? com exceção de Ciro , todos participaram do golpe
de 2016 . Ciro tá mal acompanhado . Afinal , qual é a do Ciro

Isequiel Martins

01/04/2021 - 14h20

Se não chamarem o Levy , o Eymael e o Daciolo essa frente terá impacto algum

Alexandre B M Santos

01/04/2021 - 13h57

E vc Miguel, pra onde vai? Vai com Ciro? Diria que vc estaria bem acompanhado…. Doiria, Mandeta, Hulk etc.

Bandoleiro

01/04/2021 - 12h11

Se eu fosse Felipe Neto votaria nessa turma de respeito…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Hilario

01/04/2021 - 11h58

Um foi pra Paris, o outro fechou SP e foi para Miami…e por ai vai…kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Alan C

01/04/2021 - 11h14

hahahaha me divertindo com os comentários!!
Não dá pra dizer que é incompetente como o asno, corrupto como a petezada, mas dá pra citar onde ele viajou nas férias, que tem “pavio curto”, que tem mau hálito, xulé… hahahahah

O gado e a petezada, juntinhos… rs

Batista

01/04/2021 - 11h01

Para quem há pouco mais de ano, estrepitosamente proclamava o isolamento do PT com o lançamento de frente de esquerda com, PDT, PSB, PC do B, REDE, Cidadania e Partido Verde, para assumir o comando da esquerda no congresso e no país, mais que surpreendente, exótico se mostra ora sabe-lo de volta ao lar, junto e misturado no Centro da direita da Classe Dominante, a mesma Classe golpista patrocinadora do golpe de 2016 que atolou o Brasil no brejo, em reação a ameaça de Bolsonaro dar a mais que anunciada, há mais de 30 anos, quartelada, abraçado com ‘seu PDT’ ao PSDB de Bolsodoria e Eduardo Leite, a Globo Marinho e a Casa das Garças bufunfeira com Luciano Huck, ao NOVO da bufunfeira com o rentista João Amoêdo e ao DEM (ex PFL, PDS e ARENA) com Henrique Mandetta, para escolha futura do candidato que possa derrotar, em 2022, a extrema direita de Bolsonaro no primeiro turno, e enfrentar a esquerda (nada a ver com a frente [fria] do inicio do comentário) no segundo turno.

Nada como um dia após o outro e uma noite no meio, pois ao final, “o bom filho a casa torna”

E vamos que vamos, que hoje é dia de circo… ou seria manicômio?

Ronaldo Braga

01/04/2021 - 10h42

O manifesto dos arrependidos é sincero?
https://tijolaco.net/o-manifesto-dos-arrependidos-e-sincero/

Manoel

01/04/2021 - 10h39

Esboçaram uma receita de bolo de chocolate , mas esqueceram do chocolate .

Mateus Nogueira

01/04/2021 - 10h29

O que eu acho mais engraçado é o título “Ciro se junta a nomes do centro…”centro????kkkkkk ceis tão de brincadeira né?

Isequiel Martins

01/04/2021 - 10h16

É patético o esforço desse blog em continuar a defesa de Ciro. Lamentável

Jorge Fernandes Góes Neto

01/04/2021 - 09h40

Manifesto daqueles que foram para Paris ou apertaram 17

Carlos Fernandes

01/04/2021 - 09h31

Que decepção galera do Cafezinho!
Os blogs de esquerda reclamam da grande mídia que manipulam, dizem meias verdades, escondem fatos e… o Cafezinho fez o mesmo nessa matéria?

Vejamos como a notícia foi composta:
Manchete dizendo que Ciro se junta a nomes do… centro. É uma meia verdade, porque no mínimo esses caras são de centro direita (a maioria é de direita mesmo). Ou seja, suaviza o fato de Ciro assinar uma nota com nomes da direita.
Depois a matéria vem emoldurada com uma foto de Ciro sorridente (foto de candidato).
E no texto fala em 2022.

Cara, se isso não é manipulação, não sei mais o que é. No mínimo é passar pano a essa atitude de Ciro.
Depois de me decepcionar com o DCM com esse tipo de matéria, agora chegou a vez do Cafezinho.

Jornalismo mesmo só Nassif.

Walter

01/04/2021 - 08h39

Nenhum desses aí se quer foram presos políticos algum dia.

Luiz Marcelo

01/04/2021 - 08h31

Centro ??? Cara, essa forçou muito a barra….

Alysson

01/04/2021 - 06h50

Huck,mandetta, João dória , João amoedo , Eduardo leite . Se esses cara for o centro. Então lula é um revolucionário comunista.kkkkkkk

Alysson

01/04/2021 - 06h44

João dória , Huck , Mandetta , Eduardo leite, João amoedo . Se esses caras for de centro lula então parece ser um revolucionário comunista . Kkkkkkkkkk

Célio Guilherme Barros

01/04/2021 - 05h48

Ciro nasceu na direita e na direita vai morrer. Ôhh Miguel, acorda! Quando você vai pular fora desse barco?

Patrice L

01/04/2021 - 02h20

Redação forçando o ponteiro do espectro político da direita para o centro é risível. Rasgando a fantasia: Ciro tá se sentindo em casa! Cinco deles votaram no fascista, que todos sabiam ser, e ele (Ciro) fugiu pra Paris ligando o boza-se!

Alexandre Neres

01/04/2021 - 01h35

Vou tentar fazer a leitura política desse manifesto. Vou fazer um preâmbulo, pois meu intento não é atacá-lo. Como sou de esquerda, isso pra mim seria um prato cheio. Como disse o meu amigo Tiago Silva, Brizola deve estar se revirando no túmulo. Não gosto de ver o PDT às voltas com esses partidos, indo para o mesmo caminho do PTB. Não à toa os brizolistas e trabalhistas históricos estão com Lula.

Não é um manifesto de centro, desses que querem refundar abrangendo da centro-esquerda à centro-direita. À exceção de Ciro Gomes, todos são de direita, neoliberais e votaram em Bolsonaro em 2018 para “ressignificar a política”, quando ninguém podia alegar desconhecimento sobre o que ele representava, até porque nunca fez questão de esconder, taí o Ustra que não me deixa mentir.

Ciro Gomes foi um aliado leal do governo petista, do princípio ao fim. Até então, as críticas feitas devem ter sido nos fóruns adequados, nas internas. Ciro ofereceu-se para levar Lula para uma embaixada para ele escapar da perseguição judicial. Foi um erro, o tempo mostrou que Lula estava certo. Lula estava pensando na História, no lugar que cabe a um homem da sua dimensão, e, pari passu, acreditou em sua intuição. Lutou em prol do seu sonho e conseguiu o que a muitos parecia impossível, inclusive eu, isto é, que a Justiça iria reverter o julgamento de cartas marcadas.

Creio que Ciro Gomes deva ter razão em parte das críticas que direciona ao PT em face de ter sido preterido pelo partido em alguns momentos. No entanto, suas críticas ferozes desde 2018 passaram em muito do razoável, extrapolaram qualquer limite, a ponto de aproveitar-se de um momento de fragilidade da nossa maior liderança popular de todos os tempos, no qual a mídia e o dispositivo jurídico-parlamentar atacaram-no diuturnamente e tentaram bani-lo de tudo que foi jeito, prendendo-o, impedindo-o de dar entrevistas, invisibilizando-o, decretando seu fim, dispensando a ele um tratamento desumano.

Para mim, o grande momento de Ciro Gomes seria em 2018. Na minha opinião, achava o candidato ideal para disputar as eleições pelas esquerdas, até mesmo pelo seu perfil. Por óbvio, não havia como Lula abrir mão de sua candidatura. O Comitê de Direitos Humanos da ONU propugnou que concorresse. Se o poder judiciário fosse mesmo impedir, contrariando toda a jurisprudência até então, caberia ao verdugo assumir seu ato e não a Lula. Sendo Lula impedido, o que segundo vários inexoravelmente aconteceria, Ciro seria o candidato das esquerdas e Lula teria que transferir votos para ele em pouco tempo, o que mostrou ser capaz de entregar. Para tanto, Ciro teria que demonstrar uma grande habilidade política. A única coisa que questiono em Ciro são os ataques abaixo da linha da cintura de lá para cá, sua conduta antiética ao fazer o jogo da direita no sentido de ter feito parte do projeto delenda Lula. Não há como fingir que não participou dessa farsa burlesca. Como disse Cid: “Lula tá preso, babaca!” Para qualquer um, ser preso naquelas condições, é motivo de orgulho.

Ciro tem o sonho de ser presidente da república e sua pretensão é legítima. Com o espaço ocupado por Lula em pouco tempo, só sobra para ele o espaço da terceira via, se quiser atingir seu propósito. Sua viabilidade reside no fato de Bolsonero continuar desidratando, sentido ladeira abaixo devido à gestão desastrosa e genocida que leva a cabo, embora sua base de apoio ainda seja boa. A única chance que possui é o boçal-ignaro ter sua popularidade esboroada e para isso contará com a ajuda do PIG, bem como obter o apoio do centro imaginário que juntamente com ele assinou o manifesto. Os que estavam mais cobiçosos já estão pulando fora e pelo visto não irão concorrer. Ciro terá que se credenciar perante os outros assinantes para ser o ungido, até porque tem mais bagagem, mais estofo e é realmente o melhor quadro entre eles disparado, mas não vai ser fácil, a luta vai ser renhida. Se Ciro fosse para o segundo turno contra Lula, conseguiria reunir em torno de si todo o antipetismo, conquanto creia que o poder de Lula exercerá uma atração muito forte sobre nomes do centrão que tenderão a apoiá-lo desde logo no começo do pleito.

Por fim, mas não menos importante, releva notar a grande ausência que é sintomática. Sergio Moro é um cadáver insepulto do qual emana um cheiro fétido. Ninguém quer ficar perto. Foi vetado. O lugar destinado a ele é o lixo da história e/ou a extrema-direita.

Helio

01/04/2021 - 01h15

Centro, estás a brincar, meu caro? Essa é a direita mais escancarada.

Oblivion

31/03/2021 - 23h36

Me pergunto se fosse o Lula nesse manifesto… O que diriam esses apressados fanáticos fundamentalistas do Pt (que acham que são esquerdistas)? Mas não, não eu tô errado; o Lula jamais se juntaria ao Maluf, ao Kassab, ao cunha, ao temer, ao Renan, ao Collor, ao Waldemar da costa neto, ao Roberto Jefferson, ao Zezé de Camargo e Luciano, etc… Ele jamais faria isso.

    Batista

    01/04/2021 - 13h15

    O problema não é o manifesto, é a rumba de nota uníssona que embala os que o assinam, mais o fato de Narciro não se juntar e sim tornar ao antigo ninho, no mesmo diapasão de sempre, cobiçando o spalla e desconcertando a concertada direita dominante.

    É esperar, pra ver…

Luciana de Oliveira

31/03/2021 - 23h05

Partidos de centro: PSDB, DEM , GLOBO, PDT…….O que o Brizola diria!
Será que o Ciro vai ajudar a reeleição. De novo.

    Saint

    01/04/2021 - 09h32

    Maluf, Waldemar Costa Neto ,Marcelo Crivella e os inesquecíveis Sérgio Cabral e Delcídio mandam lembranças.

      Francisco

      02/04/2021 - 12h14

      Uma coisa é eleger-se e fazer governo de coalização, sem o que não governa-se no Brasil, outra coisa é juntar-se para ser escolhido candidato e ser eleito, para representar a golpista classe dominante, dizendo-se “Progressista”, “Trabalhista” e o “Ó do Borogodó” que valha a pena ser dito para tornar-se presidente, custe o que custar.

      Tente conhecer Narciro, há mais de quarenta anos fazendo política, à margem do espelho, e tente explicar o cavalo de pau que está sendo dado, em intervalo não superior há um mês, indo do PSB, PC do B, Rede, Cidadania, etc., na construção da frente centro-esquerdista, para o DEM, PSDB, PSD, NOVO, etc., da secular direita da classe dominante, agora desesperada, pois apartada da extrema direita, cooptada por Bolsonaro.

Teck Moldes

31/03/2021 - 22h10

De qual autogolpe precisa Bolsonaro com uma oposição de desadatados dessa ?

Pandoro

31/03/2021 - 22h07

“Não há Democracia sem Constituição. Não há liberdade sem justiça. Não há igualdade sem respeito. Não há prosperidade sem solidariedade”.

“Não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder.” (Dilma Rousseff)

Achem as diferenças e ganhem uma viagem para Caracas…hahahhahahahah

Paulo

31/03/2021 - 22h00

Meio “mandrake” a associação desses caras aí. Mas a mensagem é correta, sem reparos…Com as Diretas-Já foi assim também, lembro-me bem…

Ronei

31/03/2021 - 21h45

O futuro é Lula.

Janster

31/03/2021 - 21h26

“Fora da democracia o que existe é o excesso, o abuso, a transgressão, a intimidação, a ameaça e a submissão arbitrária do indivíduo ao Estado.”

O Coroné Cirolipa assinou isso ? Kkkkkkkkkk

Tiago Silva

31/03/2021 - 21h09

CIRO SE JUNTA A NOMES DO “CENTRO”… “assinou juntamente com João Doria (PSDB-SP), Eduardo Leite (PSDB-RS), Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) e Luciano Huck (sem partido) um manifesto em defesa da democracia”… E ainda acrescento que foi assinado pelo rentista do João Amoedo (Partido Novo)!!!

Pergunta-se: que “CENTRO” é esse??? Centro da UDN??? Centro da ARENA??? Centro do Neoliberalismo??? Centro da Direita Golpista??? Centro de candidatos a NovoCollor da Globo???

kkkkkk

A Redação do site Cafezinho tem que explicar por que passar o pano para esses Golpistas que aparentemente o Ciro busca ajudar no reposicionamento da marca deles… Só faltou o Neofascista do Moro ou os Neoliberaloides do MBL ou os Filhos/Netos da Ditadura ou a Família Marinho…

Se Ciro saiu do PDB, infelizmente parece que o PSDB não saiu do Ciro!!!

Quanta falta faz Brizola…

    Edgard

    01/04/2021 - 07h38

    Parece que o Moro foi convidado, mas esnobou o abraço dos afogados.

Cuban Crafters

31/03/2021 - 20h59

Nessa matéria aqui no meu celular aparece a propaganda do Banco Itaú… é um caso ?

Alanus

31/03/2021 - 20h57

Faltou o Aécio para completar a turma da “terceira via”..kkkkkkkkkkk

Olofote

31/03/2021 - 20h54

Quantas cagadas….

Daniel

31/03/2021 - 20h51

Ustra neles.

Ugo

31/03/2021 - 20h48

Não há democracia sem escavadeira..,.kkkkkkkkkk

Ronei

31/03/2021 - 20h47

O coitado do Botafogo ficou fora..?!?! Kkkkkkkkkk

Kleiton

31/03/2021 - 20h46

Essa seria a terceira via para os brasileiros…? O Novo PSDB…?

Estou morrendo de rir…Kkkkkkk

Galinze

31/03/2021 - 20h44

Eu nem li essa carta pois são as besteiras inúteis de sempre, olhei só os nomes dos assinantes….Ciro do Arena, Dória do PSDB, Huck do CALDEIRÃO Amoêdo do NOVO….kkkkkkkkkkkkkkk

Alan Rabelo

31/03/2021 - 20h40

Centro? Kkkkkkkkkk

Dória? Amoedo? Mandeta?

Péra que vou ali rir mais um pouquinho

Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk

Não tem problema ser de direta na democracia. Podem dar os nomes aos bois.

Ciro assinou nota conjunta de democratas ds Direita.

Só não rola dar uma de Folha/Estadão

FABIO MAIA

31/03/2021 - 20h27

Todos golpistas. Virou o cabo da tormenta. Vai tarde

Ricardo JC

31/03/2021 - 20h03

Centro? É piada, não?

ANGELO MARCIO SANTOS SILVA

31/03/2021 - 19h55

Cheirinho de chapa, será? Será que a direita vai aceitar Ciro na cabeça chapa , pq esse unico caminho do Ciro. Essa carta só tem.esse sentido, não há outro demarcar . Fato, se não forem unidos dificilmente tem chance de ir ao 2 turno , claro, tomar lugar bozo

    claudio

    01/04/2021 - 09h22

    Coerente vossa análise. Acho que é a única chance do Ciro sair dos 12%.

      Nei George Prado

      01/04/2021 - 16h32

      Esses comentarios são petistas. Agora vai aqui um comentario de um pessoa de centro esquerda. Ciro sempre serviu ao PT. Bom que ele vem da Direita. Antigamente era assim. Ele vem trazer mais direitistas de là. Não vsmos ficar sò nesse sectarismo ou panelinha de PT. O Brasil è grande e s Brizola jà dizia que a politica è abrir estradas. Vamos enlarguecer a mente. Vamos la com Ciro, nome de estadista..

        Francisco

        02/04/2021 - 19h46

        Cara tu és tremendo gozador, “Governar é abrir estradas” (o negócio da política com o verbo abrir diz respeito a portas), não é de Brizola e sim de Washington Luís, presidente do Brasil na década de 20, o negócio de Brizola sempre foi ‘abrir escolas’.


Leia mais

Recentes

Recentes