Jornal da Forum: Lula quer reindustrializar o Brasil!

Imagem: Agência Brasil

BC reduz expectativa de “crescimento” em 2022 para 1%

Por Redação

16 de dezembro de 2021 : 10h01

Na manhã desta quinta-feira, 16, o Banco Central (BC) anunciou por meio do Relatório Trimestral de Inflação (RTI) que reduziu a estimativa para o crescimento econômico de 2022.

Desta vez, a expectativa despencou de 2,1% para pífio 1%. Já para este ano, a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) diminuiu e passou de 4,7% para 4,4%. Em 2020, a queda do PIB foi de 4,1%.

No relatório, o BC apontou que “surpresas negativas em dados recentemente divulgados – que sugerem perda de dinamismo da atividade e reduzem o carregamento estatístico para o ano seguinte −, novas elevações da inflação, parcialmente associadas a choques de oferta, e aumento no risco fiscal pioram os prognósticos para a evolução da atividade econômica no próximo ano”.

Outra questão abordada pelo BC é o índice de confiança dos empresários e trabalhadores e que esses pontos são importantes para definir as estimativas.

“Os indicadores de confiança de empresários e consumidores, particularmente relevantes para entender a atividade ao longo do trimestre corrente, recuaram nos últimos meses. Dessa forma, o resultado abaixo do esperado no terceiro trimestre e a piora nos prognósticos para o quarto reduzem a projeção de crescimento para 2021 e o carregamento estatístico para 2022”, diz o banco.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário

O 2021 de Ciro Gomes O 2021 de Lula Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou?