Analista da Ideia fala sobre “voto útil” dos eleitores de Ciro a Lula no 1° turno

Crédito: EVARISTO SA / AFP

Artigo – O jogo duplo do bolsonarismo

Por Redação

28 de abril de 2022 : 08h47

Por Gilberto Maringoni

O bolsonarismo está fazendo um movimento duplo na disputa política. A primeira etapa, a mais evidente, é a tentativa de sequestrar a pauta da agenda nacional com manifestações abertamente golpistas (que não estão tendo resposta a altura da sociedade).

Para esconder a fome, a carestia e o desemprego, ele parte para a mazorca. O enfrentamento é difícil, pois torna-se necessário combater tais atos sem colocá-los no centro da conjuntura.

A segunda, mais sofisticada, vem pelo Congresso e é comandada pelo centrão. É o pacote de bondades, com destaque para o auxílio emergencial de R$ 400. Aqui o jogo é mais sofisticado. A quantia é muito mais alta do que qualquer valor concretizado pelas políticas compensatórias dos governos do PT.

O mantra fiscalista do partido travava qualquer ousadia keynesiana de maior porte. Mas há formas de combater a demagogia oficial, a começar pelo fato de que a oposição há anos demanda valor maior. (Espero que economistas petistas não aleguem que as medidas são “populistas” e que gerarão desequilíbrio fiscal).

Bolsonaro não oscila nas pesquisas muito acima de seu patamar histórico, mas pode complicar a vida da oposição. Embora pareça grosseiro, seu jogo é ousado e nada simples. É uma herança do fascismo histórico: atacar sempre, nunca recuar.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

1 comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Ronei

28 de abril de 2022 às 13h00

O Bolsonarismo nao existe.

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Maranhão O Xadrez para Governador do Rio Grande do Sul O Xadrez para Governador da Bahia O Xadrez para Governador de Minas Gerais O Xadrez para Governador de São Paulo O Xadrez para Governador do Rio de Janeiro Novo Presidente da PETROBRAS defende preços altos Cadê o churrasco do povo, Bolsonaro? Preço explodiu! Conservadores? A atual juventude brasileira O Indulto sem Graça de Bolsonaro