Menu

Artigo – O jogo duplo do bolsonarismo

Por Gilberto Maringoni O bolsonarismo está fazendo um movimento duplo na disputa política. A primeira etapa, a mais evidente, é a tentativa de sequestrar a pauta da agenda nacional com manifestações abertamente golpistas (que não estão tendo resposta a altura da sociedade). Para esconder a fome, a carestia e o desemprego, ele parte para a […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Crédito: EVARISTO SA / AFP

Por Gilberto Maringoni

O bolsonarismo está fazendo um movimento duplo na disputa política. A primeira etapa, a mais evidente, é a tentativa de sequestrar a pauta da agenda nacional com manifestações abertamente golpistas (que não estão tendo resposta a altura da sociedade).

Para esconder a fome, a carestia e o desemprego, ele parte para a mazorca. O enfrentamento é difícil, pois torna-se necessário combater tais atos sem colocá-los no centro da conjuntura.

A segunda, mais sofisticada, vem pelo Congresso e é comandada pelo centrão. É o pacote de bondades, com destaque para o auxílio emergencial de R$ 400. Aqui o jogo é mais sofisticado. A quantia é muito mais alta do que qualquer valor concretizado pelas políticas compensatórias dos governos do PT.

O mantra fiscalista do partido travava qualquer ousadia keynesiana de maior porte. Mas há formas de combater a demagogia oficial, a começar pelo fato de que a oposição há anos demanda valor maior. (Espero que economistas petistas não aleguem que as medidas são “populistas” e que gerarão desequilíbrio fiscal).

Bolsonaro não oscila nas pesquisas muito acima de seu patamar histórico, mas pode complicar a vida da oposição. Embora pareça grosseiro, seu jogo é ousado e nada simples. É uma herança do fascismo histórico: atacar sempre, nunca recuar.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Ronei

28/04/2022 - 13h00

O Bolsonarismo nao existe.


Leia mais

Recentes

Recentes