Analista da Ideia fala sobre “voto útil” dos eleitores de Ciro a Lula no 1° turno

Fotos: Ricardo Stuckert e Evaristo Sá/AFP

Pesquisa Quaest confirma tendência de Lula vencer no 1° turno

Por Gabriel Barbosa

11 de maio de 2022 : 08h45

Nesta quarta-feira, 11, a Genial/Quaest divulgou mais uma rodada de pesquisa presidencial que confirma a tendência do ex-presidente Lula (PT) vencer a disputa pelo Palácio do Planalto ainda no 1° turno.

Na espontânea, que mostra o nível de decisão do eleitor, cerca de 28% dos entrevistados dizem que vão votar em Lula e 22% em Bolsonaro.

Isso por si só confirma que a polarização entre os dois candidatos já está cristalizada em praticamente metade do eleitorado. Mas por outro lado, 45% estão indecisos. Na terceira via, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) continua com remotas chances de chegar ao 2° turno com 2% das intenções de voto.

Na estimulada, o ex-presidente Lula fica isolado na liderança entre 46% e 51% de preferência nos cenários levantados pela pesquisa. Enquanto isso, Bolsonaro caiu de 31% para 29% e Ciro com 7%. O ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), patina com 3%.

Mas um detalhe relevante é que no cenário sem o ex-ministro Ciro Gomes, Lula bate 50% contra 33% de Bolsonaro, confirmando a tendência de que entre os eleitores do pedetista o “voto útil” no ex-presidente pode acontecer ainda no 1° turno.

Já no segundo cenário da estimulada, o líder progressista registra 46% das intenções de voto contra 31% de Jair Bolsonaro (PL), que neste levantamento, mostra que ainda mantém uma fração do seu eleitorado de 2018. Pela terceira via, a situação é dramática, os dois candidatos desse campo, Ciro e Doria, registraram, juntos, apenas 13% das menções.

Nos votos válidos, Lula fica com 51,11% e Bolsonaro com 32,22%. Ciro Gomes com 7,78% e Doria com 3,33%. Vale lembrar que com esse resultado, o ex-presidente venceria no 1° turno com bastante folga.

Nos dados estratificados por região, o Nordeste continua sendo a Fortaleza de Lula. O ex-presidente registra 62% de preferência entre os eleitores da região, o Sudeste vem na sequência com 43%. Já Bolsonaro tem maior preferência entre os eleitores do Centro-Oeste com 48%. Por sua vez, Ciro Gomes fica com 8% nas regiões Sudeste e Norte.

Nas disputas de 2° turno, o ex-presidente Lula vence com maiores margens contra Simone Tebet (58% x 17%) e o próprio Ciro Gomes (53% x 24%). Já contra Bolsonaro, a diferença é de 20 pontos (54% x 34%).

A pesquisa Genial/Quaest foi feita entre 5 e 8 de maio de 2022 com 2.000 entrevistas presenciais em 120 municípios nas 5 regiões do país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais com 95% de nível de confiabilidade. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-01603/2022. O custo da pesquisa foi de R$268.000,00, pagos pela Genial Investimentos.

Acesse o relatório completo clicando aqui.

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM. Pós-graduando em Comunicação e Marketing Político.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

4 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Zulu

11 de maio de 2022 às 12h49

Qual é o interesse dos bancos em gastar centenas de milhares de reais para fazer pesquisas…?

Alguém sabe explicar ?

Responder

Ronei

11 de maio de 2022 às 12h37

Os bancos sabem que estes assaltantes no Governo fazem merda acima de merda com as contas publicas e por tanto precisam de dinheiro em troca de juros astronomicos que os brasileiros que acordam as 5 da manhà para ganhar 2 salarios pagam…é um filme ja visto antes.

Responder

Bandoleiro

11 de maio de 2022 às 12h22

Lula ganha no primeiro e no segundo também…kkkkkkkk

Responder

Alexandre Neres

11 de maio de 2022 às 10h40

Pesquisa presencial é outra coisa. Sem mais. Chupa, Andressa!

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Maranhão O Xadrez para Governador do Rio Grande do Sul O Xadrez para Governador da Bahia O Xadrez para Governador de Minas Gerais O Xadrez para Governador de São Paulo O Xadrez para Governador do Rio de Janeiro Novo Presidente da PETROBRAS defende preços altos Cadê o churrasco do povo, Bolsonaro? Preço explodiu! Conservadores? A atual juventude brasileira O Indulto sem Graça de Bolsonaro