Menu

Quinta-feira mais do mesmo: Lava Jato perseguindo Lula e Gilmar Mendes defendendo tucano na mídia

Por Pedro Breier, correspondente policial do Cafezinho Hoje é dia 8 de setembro de 2016, uma quinta-feira. Mas poderia ser praticamente qualquer dia desde algum momento de 2014: o noticiário político/policial é dominado pelos mesmos personagens fazendo as mesmas coisas há quase dois anos. Lava Jato e Gilmar Mendes, por exemplo. A Lava Jato segue na […]

22 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Pedro Breier, correspondente policial do Cafezinho

Hoje é dia 8 de setembro de 2016, uma quinta-feira.

Mas poderia ser praticamente qualquer dia desde algum momento de 2014: o noticiário político/policial é dominado pelos mesmos personagens fazendo as mesmas coisas há quase dois anos.

Lava Jato e Gilmar Mendes, por exemplo.

A Lava Jato segue na sua tresloucada caçada a Lula.

Não faria sentido nenhum dar um golpe de Estado para daqui a dois anos correr sério risco de devolver o poder a Lula – nas pesquisas, ele lidera no primeiro turno -. O governo já foi derrubado, por isso torná-lo inelegível é o objetivo número um, dois e três.

Agora Deltan Dallagnol, Carlos Fernando dos Santos Lima e outros procuradores voltam à história dos presentes que Lula recebeu na presidência.

Apura-se ‘desvio ou desaparecimento de bens pertencentes à União’.

Para os integrantes da Lava Jato, Lula, além de favorecer empreiteiras em contratos de bilhões de dólares em troca de uma reforma em uma cozinha de sítio e outra em um apartamento no Guarujá, roubou os presentes que ganhou quando era presidente.

O preconceito de classe do conservadorismo golpista brasileiro, representado na Lava Jato pelos procuradores do MPF e por Sérgio Moro, contra o retirante nordestino que chegou à presidência é evidente.

Gilmar Mendes, por sua vez e para variar, usou seu palanque na mídia para fazer política.

Bastou a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, que faz parte do MPF, anunciar que vai monitorar a ação da PM de São Paulo em protestos, depois das denúncias de violência contra manifestantes nos atos contra o golpe, para Gilmar criticar:

Também é curioso que, com tantas ações policiais no Brasil, tenham selecionado esses dois Estados (Rio e São Paulo). Afinal, todo dia tem ação policial em qualquer lugar do País, sobretudo nas comunidades mais carentes, e não me consta que haja esse tipo de monitoramento (da Procuradoria). Os governadores (Alckmin e Dornelles) deveriam oferecer a eles (procuradores) a chance acompanhar as ações policiais nos morros do Rio e nas favelas de São Paulo.

Gilmar não está preocupado com os desrespeitos aos direitos humanos nas comunidades carentes, apenas quer desmoralizar a ação do Ministério Público e consequentemente as denúncias da repressão ilegal da PM nos protestos, ruins para Alckmin, do PSDB, partido afinadíssimo com Gilmar.

Mas não é que é uma boa ideia?

Os procuradores deveriam levar a sério a ironia de Gilmar e passar a monitorar de perto as intervenções policiais nas favelas e comunidades.

A polícia existe para proteger e garantir os direitos dos cidadãos, não para aterrorizá-los.

Assim como a Justiça existe para julgar com a maior imparcialidade possível, não para perseguir uns e proteger outros.

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Italo Rosa

12/09/2016 - 07h17

Prezada Ana, houve um golpe sob falso pretexto, com o objetivo de implantar uma agenda derrotada em quatro eleições consecutivas. Isso não é “desculpa esfarrapada”. Procure pensar por si mesma ao invés de se alimentar das mentiras e distorções da mídia golpista. você infelizmente é uma das milhões de pessoas manipuladas pela propaganda golpista, afinada com os preconceitos de classe e desprezo ou até ódio ao povo (fica isso claro pelo teor das declarações dos manifestantes pró-golpe). Procure pensar por si própria, informar-se lendo história e economia. E não esqueça do imperialismo ianque, que apoiou o golpe porque um Brasil soberano não lhe é conveniente. E ainda estão de olho no Pré-Sal. A história de combate à corrupção (que, claro, sempre deve ser combatida) é uma cortina de fumaça para esconder o estelionato eleitoral cometido ao se derrubar um governo, eleito com um programa, para implantar o programa derrotado. Mais claro do que isso é difícil. Acredito que você tem discernimento para avaliar os fatos por si própria, e não se deixar embair pela propaganda da mídia golpista.

ana luiza del picchia

08/09/2016 - 20h35

A eterna vitimização do PT ,o mundo contra eles. .Que cansativo isso, não vão ter culpa nunca? Tudo é armação! Poupe- me dessas desculpas esfarrapadas !!!

    Jst

    08/09/2016 - 21h06

    será que você está tão alienada que não consegue enxergar o que é real?
    Tipo: Empreiteiro afirma ter pago R$ 24 milhões a Serra(parte no exterior através de offshores) e R$ 10 milhões a Temer, em dinheiro, dentro do palácio do jaburu. Os procuradores nada fazem e ainda por cima não aceitam a delação.
    Os procuradores vão investigar os presentes que o Lula recebeu de chefes estrangeiros a procura de algum cinzeiro retirado do palácio do governo.
    Cuidado Lula.
    Sabemos que uma das técnicas da meganhagem para culpar alguém é plantar alguma coisa entre os pertences do alvo. Fazem isto todo dia.

    Carlos Moreira

    09/09/2016 - 00h08

    Ah Ana, provavelmente você tirou muitas selfs com a camisa amarela da CBF com os mesmos policiais que cegaram uma manifestante. Realmente pura vitimização.

    João Batista Kreuch

    09/09/2016 - 10h33

    ana luiza da pica… vai ver se o cafezinho tá la na esquina.

      ana luiza del picchia

      09/09/2016 - 10h39

      Bem petista , baixa o nível ,se não tem nada mais inteligente para responder. Não aceitam críticas ,a Presidente também não aceitava ,deu no que deu. . Ate logo , parceiros da vitimização…

label vargas

08/09/2016 - 19h08

Esse é o Gilmar!!!!golpista até quando dorme.Fosse o Brasil um país sério e a coragem do resto dos latino-americanos fosse a nossa coragem ,este triste personagem já estaria preso.

Maria Aparecida Lacerda Jubé

08/09/2016 - 18h26

É que no Brasil tudo está de cabeça para baixo, senadores corruptos tiram do poder presidenta ficha-limpa, sem uma única denúncia de crime, para colocar em seu lugar, seu vice ficha-suja, com dezenas de denúncias de corrupção, judiciário pode escolher os partidos e os políticos que quer proteger e os partidos e os políticos que quer perseguir, a Operação Lava-Jato escolhe como mascote um policial federal condenado por facilitação ao contrabando, e o coloca para se exibir para a mídia, envergando orgulhosamente sua tornozeleira eletrônica, conduzindo um empresário debilitado por uma doença grave, para a prisão, a polícia ataca protestos legais, pacíficos, agride estudantes, com chutes, gás de pimenta, bala de borracha, chegando a cegar um garota de 19 anos, e absurdo, dos absurdos, um sujeito que dá aulas em uma universidade, me recuso a chamar um traste desse de professor, pelo respeito que tenho pela classe, se acha no direito de zombar da vítima. Esse é o Brasil do golpe.

Maarcos Lima

08/09/2016 - 16h51

E FAZEM JURAMENTO QUANDO SE FORMA E QUANDO ASSUMEM CARGOS. MAS, DE QUE ADIANTA?

Messias Franca de Macedo

08/09/2016 - 16h47

… justi$$$azinha de mmeeerrrrrrrrrrrrrdddaaa!…
Da mais IMUNDA &$ predadora &$ covarde &$ inepta… &$ [mega]Corrupta Casa Grande do universo!

    Messias Franca de Macedo

    08/09/2016 - 16h50

    … E o STFede!
    E acumpliciado no golpe jurídico-midiático que se arrasta chafurdando desde o antanho do criminoso julgamento do Mentirão!…

Azula

08/09/2016 - 16h14

Hoje foi pedido o impeachment do Gilmar para o senador Renan Calheiros. Como o PSDB paga a maioria do Congresso, só sairá esse senhor com cartazes de impeachment junto com o fora temer e eleiç?es já. Agora é o momento de acertamos o país e por favor, repassem essa ideia pratica aos que defendem a democracia.
15:14 9/09/2016

Calebe

08/09/2016 - 15h05

Desculpem mais o GM está comentando sobre qual processo que se encontra em sua responsabilidade no STF? Outra coisa; Deltan Dallagnol, Carlos Fernando dos Santos Lima e os outros procuradores já passaram do ridículo, querem aparecer mais que o GM.

ZeDasKouves

08/09/2016 - 12h03

FORA TEMER!
FORA GILMAR MENDES!

    Jadir Rocha

    08/09/2016 - 14h46

    É muito triste ver um juiz como o Gilmar Mendes fazer parte da mais alta corte de justiça do Brasil.

    ana luiza del picchia

    08/09/2016 - 20h37

    Fora Dilma ,ooops já foi kkkkk

      ZeDasKouves

      09/09/2016 - 01h04

      E com ela, o seu futuro e o futuro dos seus filhos.
      Parabéns coxinha!
      Você fodeu sua descendência.

Ocomentarista Tcomment

08/09/2016 - 11h36

DIRETAS JÁ! DIRETAS JÁ!

João Bosco

08/09/2016 - 11h33

Enquanto isso, a roubalheira continua na venda do patrimônio nacional. E esses procuradorezinhos e juizinhos jogando pra mídia.

Paulo Guedes

08/09/2016 - 11h28

O judiciário da Republica do Paraná perdeu completamente a noção do ridículo. A Lei, que deveria ser de conhecimento de sua essências, dá a posse dos presentes a quem os recebeu – no caso Lula – estabelecendo que, caso o presenteado deseje desfazer-se de quaisquer dos mimos, a União terá a precedência para adquiri-los. Estabelece, ainda, que cabe ao presenteado a guarda e conservação dos bens. Se fosse Lula, já teria feito o que ameaçou verbalmente fazer: pegaria os “containers” e mandaria descarregar na calçada da Procuradoria em Curitiba. Se suas essências estão tão preocupados com os mimos que deles se assenhorem e cuidem.

    Mandy Tavares

    08/09/2016 - 18h04

    Oi Paulo, sabes o número dessa Lei a que se referes?
    Gostaria, para bater o martelo numa teimosia imbecil de alguns endireitados que conheço.

    Ainda…temos aí todos os ex presidentes vivos desde a redemocratização, exceto Itamar. Porque não indaga-los também sobre os presentes recebidos? Ah, só serve para Lula, pobre e iletrado tem mesmo essa mania triste de afanar o dos outros.
    Gente estúpida! Gente hipócrita!

      Paulo Guedes

      15/09/2016 - 12h44

      Mandy, me perdoe o tempo. Os diplomas legais são: a Lei 8394/1991 e o Decreto 4344/2002. Veja que aquela foi assinada por Collor e este por FHC.


Leia mais

Recentes

Recentes