Menu

A esquerda contra Bolsonaro no 2º turno

Continuo analisando os últimos números do Datafolha. Preparei agora uma tabela com o desempenho dos principais candidatos de esquerda, Lula, Ciro Gomes e Haddad, contra Jair Bolsonaro, no segundo turno. A boa notícia é que os dois primeiros ganham de Bolsonaro. Lula ganha de Bolsonaro de 49 X 32. Ciro, de 36 X 34. Haddad, […]

85 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Continuo analisando os últimos números do Datafolha. Preparei agora uma tabela com o desempenho dos principais candidatos de esquerda, Lula, Ciro Gomes e Haddad, contra Jair Bolsonaro, no segundo turno.

A boa notícia é que os dois primeiros ganham de Bolsonaro.

Lula ganha de Bolsonaro de 49 X 32.

Ciro, de 36 X 34.

Haddad, por sua vez, perde de Bolsonaro, de 27 X 36.

É claro que Haddad vai crescer muito quando receber apoio explícito de Lula. Mas, até o momento, esse apoio  não aconteceu. E nem se sabe se vai acontecer. Pouco conhecido no Brasil, o petista tem desempenho fraco nas pesquisas.

A votação de Lula tem algumas vulnerabilidades graves.

Por exemplo, é concentrada excessivamente na população que ganha menos de 2 salários mínimos e no Norte e Nordeste, que são ambas áreas sociais onde a abstenção eleitoral costuma ser muito alta, por sofrerem mais com o acesso aos centros de votação. Em 2018, as pesquisas mostram a população desesperançada e desanimada, de maneira que se pode esperar um alto índice de abstenção e nulos.

A principal vulnerabilidade de Lula, além disso, é o fato de estar condenado em segunda instância e preso, além das toneladas de acusações (falsas, eu sei, mas que pesam na rejeição e na campanha) que existem contra ele. Para a direita, ficou fácil bater no Lula. Não é preciso discutir proposta de campanha, basta dizer que Lula é ladrão, que foi condenado pela justiça brasileira, que está na cadeia, e ponto final. Para Lula, por outro lado, é muito difícil se defender sendo candidato, porque isso implicaria em desacreditar o sistema de justiça, o mesmo sistema de justiça que tem o poder de cassar a sua candidatura.

Para a direita basta convencer o pobre a não votar. Quanto maior a abstenção, maior o peso do voto da classe média que vota na direita.

A votação de Bolsonaro, por vir de um eleitor de classe média, jovem, extremamente fanatizado, concentrado no Sul, Sudeste e nas cidades mais ricas, promete sofrer bem menos com a abstenção.

Bolsonaro está muito à frente de Lula entre eleitores com renda superior a 5 salários. Isso é perigoso ainda por outro motivo: é uma população com uma capacidade muito maior para fazer campanha espontânea, inclusive doando dinheiro.

Num ano em que o dinheiro será curto para todos, os candidatos que obtiverem apoio de pessoas com recursos financeiros terão uma enorme vantagem.

Entre eleitores com renda familiar entre 5 e 10 salários, Bolsonaro ganha de Lula de 43 X 35.

Entre eleitores com renda acima de 10 salários, Bolsonaro ganha de 51 X 27.

O desempenho de Ciro contra Bolsonaro, junto a esta mesma classe média, já é bem melhor que o de Lula, apesar de também ficar atrás entre os mais ricos.

Entre eleitores com renda familiar de 5 a 10 salários, a placar Bolsonaro X Ciro é também de 43 a 35.

Entre eleitores com renda acima de 10 salários, o placar fica em 51 X 29.

A maior vantagem de Ciro junto à classe média, no entanto, é sua baixa rejeição, sobretudo em comparação com Lula e Bolsonaro.

A rejeição alta de Lula é particularmente perigosa, porque tem um poder mobilizador da classe média, que põe a mão no bolso, vai às ruas, faz campanha para que o petista não ganhe de “jeito nenhum”.

Enquanto Lula tem rejeição de 50% e 61% entre eleitores com renda média de 50 a 10 salários e mais de 10 salários, respectivamente, Ciro tem rejeição inferior a 27% nessas mesmas faixas. Essa rejeição baixa lhe dá um potencial grande de crescimento nessas classes.

Bolsonaro, por sua vez, tem rejeição de quase 40% na classe média de 5 a 10 salários e 34% entre quem ganha mais de 10 salários.

Outro ponto vulnerável de Lula é seu desempenho no Sul e Sudeste. Segundo o Datafolha de junho, Bolsonaro já empatou tecnicamente com Lula no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, regiões onde Lula, para piorar, tem altos índices de rejeição (42% a 44%), o que dificultará muito mudar esse quadro.

Ciro por sua vez está avançando bastante rápido no Sul e Sudeste, onde já tem 34%, quase empatando com Bolsonaro no Sudeste e reduzindo sua desvantagem no Sul. Com uma vantagem importante para Ciro: sua baixa rejeição no Sul, 19% (contra 29% de Bolsonaro e 42% de Lula), e no Sudeste, 23% (contra 31% de Bolsonaro e 44% de Lula).

 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Valcir Barsanulfo de Aguiar

17/06/2018 - 09h28

Como alguns partidários do Ciro direiTASSo insistem em coloca-lo na esquerda. O DNA e o passado politico do Ciro mostra que ele é cria da ditadura, conduzido e amamentado pelo luberal TASSO e pelo plagiador liberal FHC. Ciro direitasso já passou por 10(dez) partidos. O seu espectro ideológico é o = OPORTUNISMO.

    Hairy Heart

    20/06/2018 - 14h29

    Ciro filho da ditadura ?????
    .
    Já pesquisou algo sobre a origem de Lula, filho ???
    Então dê uma pesquisada sobre as relações entre Lula e o general Golbery do Couto e Silva e tente perceber quem é a verdadeira cria da ditadura, ok ???

Robson

16/06/2018 - 10h49

Bom dia, Miguel.
Espero, com muita felicidade e esperança, que o bonsenso tenha voltado a povoar a tua cabeça.
Rapaz é simples assim, aliança é no SEGUNDO TURNO!!!
PQP!!!!
Ps: E não me enche mais o saco com esse papo de “Ciro”, pelo amor de jesuscristinho.

Landim

16/06/2018 - 03h04

Que tipo de cafezinho o Miguel do Rosário tomou? A essa altura do campeonato, continuar a pregar que Ciro é esquerda é caso de internação. Acorde, Miguel, você está ficando desmoralizado.

    Miguel do Rosário

    16/06/2018 - 12h47

    Por que? É o Lula e Manuela D’Ávila acham. Eles também estão desmoralizados?

    https://www.ocafezinho.com/2018/06/15/manuela-na-sabatina-da-carta-capital/
    https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/06/lula-pede-a-petistas-que-facam-pacto-de-nao-agressao-com-ciro.shtml

    Acho que quem está ficando desmoralizado é quem tem preconceito e rancor ao avaliar a candidatura de Ciro Gomes.

      Alan Cepile

      16/06/2018 - 15h56

      A esquerda ainda vai matar a esquerda nessa eleição…

      Quando a direita achava que tudo estava perdido, sem esperanças entre Huck, Barbosa, Doria e outras porcarias, eis que começa uma briguinha ridícula no campo da esquerda para o deleite deles.

      Valcir Barsanulfo de Aguiar

      17/06/2018 - 09h35

      Miguel é só olhar o passado e retropecto politico do Ciro. Oportunismo pto, vem agora se alojar no partido do Brizola, quem os seus tutores: Tasso,FHC,Alckmim,Aécio do Pó sempre foram ferrenhos opositores.

        Hairy Heart

        20/06/2018 - 14h34

        Estranho… “Aécio do pó” era a opção de Lula para sucessão dele na presidência em 2010…. Aécio só não foi indicado por Lula porque se recusou a se filiar ao PMDB na época…
        .
        Pesquise um pouco mais antes de falar besteiras, filho !!!

josa

15/06/2018 - 19h51

Ei Miguel tu insiste que Cyro ,Ele é cria de tasso tu esqueceu

André Romero

15/06/2018 - 19h30

Ei, Miguel… defendi aqui o Cafezinho daqueles que acusam o blog de censurá-los.
Vai censurar meu comentário? Postei meu comentário às 10 da manhã de hoje e até agora nada?

Valdeci Elias

15/06/2018 - 16h25

Que lula vai vencer, a eleição ,já é um FATO . A grande duvida é como ele vai receber a faixa presidencial . A juíza vai permitir Temer entregar a faixa presidencial na carceragem , ou o advogado dele é quem vai entrega-la na prisão ???

    Valdeci Elias

    15/06/2018 - 16h31

    O estado que mais vai ganhar no governo Lula, vai ser o Paraná. Pois o Poder central brasileiro, vai ser transferido de Brasília ,para Curitiba , enquanto o Presidente Lula ficar preso. A não ser que o Gilmar Mendes, permita que Lula governe em Brasília com tornozeleira eletrônica.

    Alan Cepile

    16/06/2018 - 15h57

    Comentário surreal….

Dio

15/06/2018 - 15h55

Ê miguel, tá bem servido de facistas, hein…
É ataque homofóbico, é classista…
Não tem moderação não?

Pedro Cândido Aguarrara

15/06/2018 - 15h18

Alô Miguel

Acaba de sair a pesquisa do setor financeiro. Lula continua na frente com 29. Bolsanaro 19. Ciro??? 6%!!!

Mesmo índice de Alvaro Dias…

Chega de pregar apoio para Ciro em primeiro turno, tá? Não faz mais sentido. Não é pragmático, ok?

A não ser que seja só teimosia sua…

Mas aí, perguntamos, de que servem jornalistas independentes teimosos?

Dio

15/06/2018 - 14h42

Miguel, insisto novamente que ciro esclareça sua posição quanto a questão da mídia. Porque isso é essencial para o Brasil voltar a crescer. E isso tb vai desanuviar muita desconfiança que os esquerdistas tem dele.
Pq não adianta dizer que ele está mais a esquerda do pt e usar exemplos passados dos governos petistas. São outros tempos e crenças mudam.
Por exemplo, a visão de dilma hoje é diametralmente oposta em vários aspectos que aquela pragmática de sua gestão.
Quem diria que dilma largaria o controle remoto e daria a importância necessária ao problema midiático? Pois, hoje ela já faz isso.
https://www.brasil247.com/pt/247/poder/358470/Para-Dilma-País-tem-‘três-nós’-a-desatar-mídia-setor-financeiro-e-petróleo.htm

Peço a você, que sempre militou contra o monopólio da mídia, que ajude a mostrar a posição de ciro gomes e elucida-lo sobre a gravidade da situação.

    Alan Cepile

    16/06/2018 - 16h05

    E o que o PT fez por esses 3 “nós a desatar”???
    MÍDIA: Renovou concessão da Globo e não restringiu em absolutamente nada a atuação deles, ficou empurrando com a barriga uma Lei da Mídia que todos sabiam que o PT não tinha a menor vontade de fazer.
    SETOR FINANCEIRO: Deu boa vida aos banqueiros e tb não mudou nenhuma regra que beneficiasse o povo e restringisse o lucro milionário dos bancos.
    PETRÓLEO: Não evitou a corrupção na Petrobrás que vinha desde os militares.

      Sergio Sete

      19/06/2018 - 14h17

      Petistas se esquecem que ficaram 13 anos no poder.
      TUDO que está acontecendo hoje é responsabilidade deles.
      Não dá mais para responsabilizar FHC e a tucanalha, e não dá para responsabilizar Temer, pois Temer foi eleito por petistas e segue a mesma linha destruidora petista.
      Todos os índices que realmente importam hoje tem o dedo da chapa PT/MDB. Serão 16 anos de uma experiência que acertou muito pouco e errou no muito que restou.
      Está lá:
      – adolescentes não sabem ler nem fazer contas – crias educacionais do PT/MDB.
      – desoneração e perda de bilhões em arrecadação – dedo do PT/MDB…
      … a lista é imensa.

Jorge

15/06/2018 - 14h25

A verdade é que os eleitores do Lula são os menos informados, menos esclarecidos e com menos estudos. Ou seja, aquele eleitor que nem sabe o porque de estar votando. São massas de manobra, que votam em troca de de algum esmola.

    Dio

    15/06/2018 - 14h31

    O velho preconceito de classe de sempre. Aff

      Jesse

      15/06/2018 - 15h36

      Kkkkkk. Não é preconceito boneca. É a mais pura verdade. Somente as pessoas desconectadas da realidade, e um bando de militontos desocupados irão votar no Lula.

        Dio

        15/06/2018 - 15h52

        Facepalm

      Sergio Sete

      19/06/2018 - 14h19

      Estatística não é preconceito.
      Vá pesquisar que já tem até gráfico pronto bem bonitinho e desenhado para todos entenderem.
      A “massa” de eleitores do PT tem pouca renda e pouca escolaridade.

    Pedro Cândido Aguarrara

    15/06/2018 - 15h12

    Você é eleitor de Lula. Porquê mais mal informado que você é impossível. Você é tão burro que nunca poderá entender a sua própria imbecilidade, sua própria estupidez. Então por quê perder tempo com gente como você.

    Vá procurar sua turma “esclarecida” e receber sua costumeira lavagem cerebral de UOL, Antagonista, Globo, Veja, Band, etc….que você aprecia tanto e que deixa em você, esse completo idiota que você é, uma sensação de que é a pessoa mais bem informada do mundo.

      Jesse

      15/06/2018 - 15h34

      A verdade dói… Acertei dois pelegos com uma só porrada.

    Lopes

    15/06/2018 - 17h53

    Então, quer dizer que os coxinhas classe média, os manifestoches bem retratados no carnaval carioca (por que será?), que foram para a Paulista pedir o impeachment da Dilma para colocar em seu lugar um “governo” verdadeiramente corrupto e caótico sob todos os aspectos, é que são os politizados? Hum, sei!

      Sergio Sete

      19/06/2018 - 14h20

      Lopes amiguinho, quem colocou o Temer lá foi o mesmo eleitor que colocou a Dilma lá. Esqueceu que a chapa era PT/MDB?

    Getulio Evangelista Neto

    15/06/2018 - 18h58

    Jorge, a maioria da elite cultural brasileira, do meio artístico e universitário, CNBB etc., sempre foram Lula e incentivadores do PT…nas suas políticas solidárias…Não adianta análise que não traduza o óbvio…Lula ou o seu preposto vão para o segundo turno com grande chances de vencer.

      Sergio Sete

      19/06/2018 - 14h21

      Por isso sempre leio os comentários no Cafezinho: melhor setor piadista da internet!

    Benoit

    15/06/2018 - 19h43

    E’ Jorginho, só que esses eleitores com menos escolaridade votaram no melhor presidente que o Brasil ja teve em vez de votar nos candidatos mais corruptos e sem caráter ou no candidato mais primitivo que o Brasil ja conheceu. Além do mais , seu Jorginho, esses eleitores super educados e ricos que voce elogia também votam para conseguir a esmolinha deles do governo.

      Jorge

      15/06/2018 - 20h34

      Jorginho??? Sai fora baitola. Quanto ao Lula ser eleito ou um poste indicado por ele, “sonho meu…”

        Sergio Sete

        19/06/2018 - 14h22

        Deixe que chorem, Jorge.
        O choro é livre e o Lula é preso!

roberto

15/06/2018 - 14h13

Ciro vai fazer a reforma da previdência e não vai mudar nada que os golpistas fizeram, incluindo a destruição da Petrobrás, é isso o que ele mesmo e sua ekipeconômica andam espalhando, sem nenhum pudor. Mas vão dizer que vão acabar com a farra dos banqueiros, taxar grandes fortunas, etc., me engana que eu gosto, prato perfeito para depois dizer, ups, desculpa gente, o mundo é complicado demais, não deu para cumprir o prometido porque forças ocultas não deixaram. É o candidato pega-trouxa perfeito, herda votos da esquerda com um perfil pseudo-popular, pega também uns incautos de direita esclarecida e depois deixa as coisas exatamente como estão e ainda namora com os grandes interesses ao deixar no ar que vai concretizar a promessa não cumprida pelo golpe: a reforma da previdência, ou seja, mais uma reforma contra o trabalhador. Acorda genteeee! Lula não é tão anti-bolsonaro assim e Ciro não é antibolsonaro, com certeza, é só mais um candidato do stablishment, lobo em pele de cordeiro.

Patrice L

15/06/2018 - 14h00

Miguel

Não se torturam números apenas. Às vezes, palavras e frases são torturadas para dizerem aquilo que se quer ouvir. Respeito sua opção. Mas não deixo de observar suas construções de texto em que as perspectivas são sempre ruins para a candidatura Lula ou seu poste e cor de rosa para a candidatura Ciro. Quando é justamente o contrário. Ciro não sai de 5 a 6%. Leio também que Ciro foi 100% apoiador nas crises do PT. Não acho isso mesmo. Basta olhar a exploração sacana que os irmãos Gomes (e, infelizmente, agora também o PHA) fizeram e fazem do episódio da justa explosão do Cid contra o Cunha et caterva peemedebista, em março de 2015. Cobram da Dilma um movimento político impossível àquela altura dos acontecimentos, um convite à total instabilidade do governo que mal havia saído de uma eleição hiper difícil. Os Gomes são inconfiáveis e famosos por “mijarem pra fora”, criticando na imprensa golpista os próprios aliados. De grosseiro que é, Ciro responde com misoginia ao golpe misógino do qual Dilma foi vítima: com ele, Ciro o machão, o Cunha não teria se metido a besta – insinuou. Por último, Miguel, queira por favor referir à manifestação de engenheiro da Petrobrás que acredita, sim, que a abertura à competição estrangeira pode ser danosa para setores estratégicos da estatal.

Vanda

15/06/2018 - 12h59

Essa é a polticagenzinha dos irmãos Gomes aqui no ceara é um disse não me disse para confundir.depois eles metem a sola no lombo do trabalhador. Vai confiando neles

Rogerio de Araujo

15/06/2018 - 12h43

Lula é o único que pode vencer qualquer “mito” da direita, extrema direita e afins. Seja como candidato ou como avalista de outro representante da esquerda.
Lula é a “bala de prata”. E, como tal, tem de ser utilizado na hora certa.Qualquer pessoa que receba o apoio explicito de Lula nesse momento seria alvo de mentiras, ataques da mídia golpista e processos que inviabilizariam a sua candidatura.
O Tiro tem quer ser dado no momento exato.

    solitonam

    15/06/2018 - 12h54

    Tá bom ” jênio” agora me explica como o lula vai vencer alguma coisa ou alguém preso?

      Sergio Sete

      19/06/2018 - 14h23

      Maconha. Muita maconha…

José Zimmermann Filho

15/06/2018 - 12h32

Pesquisa XP mostra queda de Bolsonaro e Alckmin e pouca oscilação dos demais candidatos. Quando o pesquisador, na hipótese sem Lula, acrescentou o apoio de Lula a Haddad, este “saltou” de 5% para 39% nas preferências. Não pesquisaram com apoio de Lula a Ciro. A verdade é que Ciro estacionou, comprovando que sua reação recente se deu por ter herdado votos de Joaquim Barbosa. Marina também se beneficiou. Conclusão: Sem o apoio de Lula Ciro não vai pra frente. Com os sinais dos “gurus” de Ciro de possíveis privatizações de fatias da Petrobras e regime de capitalização na previdência, esse apoio se distanciou.

    Vanda

    15/06/2018 - 12h52

    Isso é fato

Vanda

15/06/2018 - 12h27

Crio Gomes ja fala em fragilizar ainda mais a Petrobrás. É já esperava em vez em quando ele deixa a máscara cair. Vcs do cafezinho deveriam pensar melhor no que defendem

Vanda

15/06/2018 - 12h18

Ciro e direita é um falso esquerda. Oportunista doido por uma boquinha.por isso não está falando mal do lula.

    Gabriel Soares

    15/06/2018 - 13h49

    Se bolsonaro ganhar as eleições ou Geraldo e nós Aida tiver na dúvida se Ciro Gomes é de esquerda ou direita numa guerra as pessoas não iluminar primeiro os aliados pra depois ilimina os inimigos

Joana Pinho

15/06/2018 - 11h31

Porque a elite intelectual nunca vota na esquerda? Em todos os cenarios dentre os que tem curso superior a esquerda leva a pior.
Será que é porque o PT sempre critica a tal “elite” intelectual? Nao seria bom mudar esse comportamento?

    Alan Cepile

    15/06/2018 - 12h23

    Muito interessante seu questionamento.
    Trabalho numa área com gente altamente qualificada e posso garantir que (mínimo) 70% é radicalmente contra o PT e, por isso, contra a esquerda.
    Embora seja a porção “intelectual” do país, este grupo faz parte da classe média, e como o Miguel já disse, esta parte da população é muito bombardeada de informações negativas sobre a esquerda, além disso, é bom estar ciente que intelectual, neste caso, não quer dizer necessariamente inteligente.

      Sergio Sete

      19/06/2018 - 14h28

      É isso aí, Alan.
      O PT (e o presidiário Luis Inácio mais ainda!) instituiu a dicotomia “nós”/”eles”.
      O PT implantou o ódio contra quem não é a favor do partido ou da esquerda.
      Trabalho também com uma maioria de nível superior, uma parte menor de nível médio e muito poucos de nível básico.
      Por aqui muito mais de 70% é contra a esquerda justamente por todos os ataques ano após ano contra a classe média, contra quem tem estudo, contra quem trabalha e tem uma renda boa, contra quem paga impostos devido ao suor do trabalho.
      A esquerda espantou a classe média e a classe de nível educacional mais elevado.
      Por isso ela não será eleita e seu projeto de poder não vingará, porque a maioria dos eleitores no país é de classe média, constantemente espancada pela esquerda.

EDEM

15/06/2018 - 11h25

Rapaz o Bolsonaro veio aqui no Maranhão e se aliou com uma candidata ao Governo que é mais suja que pau de galinheiro. Vcs tem que fazer uma matéria sobre isso. O cara só fica pousando de honesto e ta se aliando com gente suja.

    Sergio Sete

    19/06/2018 - 14h28

    Bolsonaro voa?

eduardo apolinario gomes

15/06/2018 - 11h18

INFOMONEY : tendencia de queda de bolsonaro.

eduardo apolinario gomes

15/06/2018 - 11h16

Nova pesquisa publicada no INFOMONEY mostra ciro estacionado e empatado tecnicamente com Temer.

    Thiago Araujo

    16/06/2018 - 17h59

    Pesquisas pró- Meirelles.
    O setor financeiro que esse pulha defende “paga” tais ” pesquisas”.
    Veja quem é esse instituto de pesquisa e quem a encomendou e deduza.
    Farsa.

André Romero

15/06/2018 - 10h28

Desnecessário, mas peço ao Miguel a gentileza de não censurar meu comentário.
Tenho procurado acompanhar de forma neutra os debates em relação a essa disputa divisionista, improdutiva e sem sentido entre o pessoal que defende o PT e os defensores de Ciro Gomes. Mas diante do que tenho lido e visto, não posso deixar de fazer meu comentário em relação a certas hipocrisias.
Eu vejo com certa diversão uma turma de petistas radicais vir aqui reclamar de censura. Alguns deles viviam atacando os simpatizantes do Ciro no site DCM – esse sim um verdadeiro panfleto digital do PT na minha opinião – com ofensas, xingamentos mesmo, palavras de ordem escritas em caixa alta como se estivessem ‘gritando’, bloqueio sistemático do debate e até com ‘ordens’ para que os ‘ciristas’ saíssem do site, pois diziam que ali não era o lugar deles.
Sem ofensa, mas um deles, que está exatamente aqui comentando essa notícia e reclamando de censura, e que vivia atacando minhas posições a favor do Ciro, agora ataca o Cafezinho por manifestar sua opinião e acusa o blog de censurá-lo. O engraçado é que já vi ao menos dois comentários da mesma pessoa reclamando de censura aqui – críticas essas publicadas para todos verem.
Bem o oposto que sofri no DCM, quando fui expulso arbitraria e autoritariamente e todos os meus comentários inexplicavelmente removidos – todos, desde 2014 – sem que tivesse dado um mísero motivo ou ferido as regras do site, exatamente por ter feito críticas – sempre educadas, importante dizer, como essa que escrevo – a essa linha editorial daquele site, a de publicar ataques panfletários contra Ciro, em flagrante desrespeito a parte de seus leitores que (como eu) achavam que lá era – como é o Cafezinho – um lugar de se debater ideias progressistas, não um mero panfleto de um partido. Enquanto isso, esse mesmo pessoal que atacava e xingava defensores de Ciro não eram incomodados em sua ‘santa’ cruzada contra quem contestasse o ‘PT way of thinking’.
A quem ousar e se atrever a contestar esse fato, tenho todos os meus comentários removidos registrados na minha conta de comentários para provar essa arbitrariedade. Ultimamente tenho observado na seção de comentários de lá que vários colegas que também protestavam contra o site – leitores de longa data e debates – pararam de escrever suas críticas e de lá desapareceram. Se ‘cansaram’ todos ao mesmo tempo?

E agora esse pessoal vem aqui com essa conversa fiada. Parabéns ao Cafezinho por sua visão mais plural e pelo incentivo ao debate, que interessa (e muito) a todos nós.

    Sergio Sete

    19/06/2018 - 14h31

    André, essa é a esquerda: ditatorial.
    Não existe esquerda democrática. Toda esquerda é ditatorial.
    A diferença entre a esquerda e os militares é que o uniforme dos militares é mais bonito…

Fabio

15/06/2018 - 09h00

Meu candidato é Lula ou quem ele indicar.

    Thiago Araujo

    16/06/2018 - 18h01

    Vai que ele indica um colega de cela…

foo

15/06/2018 - 04h38

Miguel,

As pesquisas indicam uma tendência, que é a aglutinação de um espectro que vai da esquerda até a centro-direita *contra* Bolsonaro.

Estes exercícios de futurologia baseados em pontos percentuais revelam-se, portanto, absolutamente inúteis.

Não sabemos nem ao menos se ele irá para o segundo turno.

    Sergio Sete

    15/06/2018 - 10h47

    Perfeito!
    A única certeza que se tem é que o presidiário Luis Inácio não será candidato.
    O resto só com o andamento do processo eleitoral será sabido.

      Vanda

      15/06/2018 - 12h21

      Quem viver vera

        Sergio Sete

        19/06/2018 - 14h32

        Riremos.

    eduardo apolinario gomes

    15/06/2018 - 12h00

    Faço uma comparação com a análise grafista do mercado financeiro. Indica um momento, passado o tempo não faz sentido nenhum. Tem que pegar os dados de “agora” para analisar e assim sucessivamente. Ficar preso a uma pesquisa de tempos atras não faz nenhum sentido, apenas tentar tirar leite de pedra ou seja alimentar uma avaliação passional. Ciro, infelizmente para aqueles que o defendem, não tem penetração na população só se vier com o aval de uma grande liderança como o lula.

Régis

15/06/2018 - 01h01

https://www.conversaafiada.com.br/politica/ciro-tera-um-parente-na-petrobras

Acima, fica cada vez mais evidente que Ciro Gomes faz jogo duplo. É preciso ser claro, as refinarias podem e devem ser prioridade da Petrobrás, temos petróleo em abundância e uma estatal capaz de refinar cada vez mais óleo cru. Político que se fazer de desentendido, querer acalmar abutres internacionais, não é político honesto, é político com rabo preso à especuladores.

    JOAO BATISTA

    15/06/2018 - 07h27

    Quem divulga mentiras é desonesto.
    Ciro afirmou que vai concluir o Comperj e fazer as refinarias do Ceará e do Maranhão.
    Ciro afirmou que vai viabilizar financiamento para que o setor de petróleo e gás volte a gerar empregos no Brasil.
    Ciro afirmou que vai retomar para a Petrobras os campos do pré-sal doados pelos golpistas, indenizando quem os recebeu.
    Ciro afirmou que a educação será financiada pela renda do petróleo, que voltará ao regime de partilha.

      Sandro

      15/06/2018 - 11h00

      desonestidade, a gente vê por aqui!

      Alguém ouviu falar do plano de governo do PT a 100 dias da eleição?

      Ah, me esqueci, estão todos muito ocupados difamando uma pessoa que sempre foi aliada! Vergonha dessa parte da militância fanática e sectária!

        Luiz Paulo

        15/06/2018 - 12h45

        Boa pergunta Sandro! Até o momento a única coisa que vi foram promessas retóricas de “trazer de volta a alegria e esperança do povo brasileiro”… Programa/projeto que é bom, me parece que quem tem mesmo é só o Ciro.
        Sobre emprego, soberania, indústria, educação, tributação, segurança, previdência, etc. Ele diz o que fará, como fará e de onde sairá o dinheiro para bancar as iniciativas que dele dependam.
        Simples assim, por essas e por (muitas) outras, Ciro Gomes é meu candidato.

        Thiago Araujo

        17/06/2018 - 13h33

        Sandro, os petistas tem plano sim.
        O PLANO deles é ganhar a eleição e continuar com a roubalheira, não esquecendo de financiar entidades “estudantis”, desordeiros, desempregados, pulhas, incapazes mentais, ONGS e essa tralha de inservíveis todas.
        ESSE É O PLANO.
        LULA CONDENADO, PRESO, CUMPRINDO PENA.
        Ele e quaisquer outros, DE QUE PARTIDOS FOREM, que pensem em SAQUEAR O BRASIL.

    Vanda

    15/06/2018 - 12h24

    Ele não me engana com aquela conversa bonita.ele sempre foi oportunista

    Luiz Paulo

    15/06/2018 - 12h38

    Na verdade, Régis, fica cada vez mais evidente que não devemos tirar conclusões precipitadas a partir de nossas leituras (sempre há um contraponto, ajuste ou esclarecimento que merecem atenção).

    https://www.brasil247.com/pt/247/poder/358326/Economista-de-Ciro-corrige-Reuters-e-diz-que-n%C3%A3o-h%C3%A1-plano-de-privatizar-refinarias.htm

Marcos

14/06/2018 - 23h20

Segundo turno? Mas o Lula tem mais votos que a soma de todos os outros candidatos, SOMADOS.

    Miguel do Rosário

    14/06/2018 - 23h31

    Desculpe, mas não tem não.

      Gildasio Guimaraes Souza

      15/06/2018 - 07h25

      Sem chance Ciro é Luta …..#Bolsonaro2018

      Vitor

      15/06/2018 - 11h41

      Claro que não tem. Aliás, não terá voto nenhum…
      Até a esteira ergométrica da cela de Lula sabe que ele não estará nas urnas!

        Thiago Araujo

        17/06/2018 - 13h43

        Vítor, vemos muitos dizerem: lula na urna…!
        Eu concordo, desde que seja a urna ataúde.
        Politicamente, já é um zumbi, um morto-vivo.
        Quem vê diferente disso, são aqueles que o fantasma do dinheiro sem trabalhar atinge. São os D.A.S. (comissionados) e seus asseclas.
        Quem defende que um criminoso ocupe o cargo mais importante de um país?
        Outro, do mesmo nível.

    Sergio Sete

    15/06/2018 - 10h48

    Como o presidiário tem mais votos se ele está preso e é proibido por lei de ser candidato?
    Essa eu não entendi….

    Alan Cepile

    15/06/2018 - 12h41

    Acesse a pesquisa do último domingo (10/6) e verá que só os votos do Bolsonaro + Marina já passam Lula.

Alan Cepile

14/06/2018 - 23h14

Ciro irá crescer muito nos debates, ao ponto que Bolsonaro irá despencar.

    foo

    15/06/2018 - 09h41

    Concordo.

    Acho que Ciro tem grandes chances de ir para o segundo turno no lugar do Bolsonaro.

    Mas alguns de seus apoiadores parecem convencidos de que, para Ciro ganhar, o PT precisa perder.

    Por mim, quero ver os dois no segundo turno!

      Marcelo Abb

      15/06/2018 - 10h25

      Ciro e o PT no segundo turno?

      Cara, em que país das maravilhas você vive?

      É sério que você acredita nisto?

        Vitor

        15/06/2018 - 11h47

        E eu achava os Bolsominios alienados… pqp, essa foi foda mesmo…

    Thiago Araujo

    17/06/2018 - 13h49

    Você é cigano?
    Faz adivinhação?
    Lê mão?
    Lula ganhará para Presidente, assim que o juiz de execuções penais o transferir para PRESIDENTE PRUDENTE.
    O próprio nome Prudente é uma metáfora para o IMPRUDENTE criminoso condenado.

Francisco de Assis

14/06/2018 - 23h13

Matéria em O Cafezinho: “BOLSONARO NÃO SE CRIA EM PERNAMBUCO. LULA TEM 60% NO ESTADO”
Link: https://www.ocafezinho.com/2018/06/13/bolsonaro-nao-se-cria-em-pernambuco-lula-tem-60-no-estado/#comment-516682

Dos 3 comentários abaixo na matéria acima, 2 foram liberados e 1 foi censurado pelo Editor do Blog, o ‘grande democrata e defensor de Lula’. Verifiquem e tirem suas conclusões.

1. Por FRANCISCO DE ASSIS (#comment-516682): “Ou seja, para usar a linguagem do ‘Língua Solta’, parece que Ciro está devidamente tamponado (por sua irrelevância de margem de erro, 3%) em Pernambuco, terra de Lula. Pois o PSB-PE de Paulo Câmara, se não quiser se suicidar, vai ter que esperar a decisão de Lula e do PT.

Mas isso não é problema para o ‘Nascido na ARENA’, pois o DEM-PE de Mendonça Filho topa se juntar com Ciro e ainda traz junto o PP-PE, para refazer a ARENA em Pernambuco.

2. Por ARIELTON GOMES DA SILVA: “Só um DETALHE, um CRIMINOSO presidiário não pode ser candidato, a não ser presidente da PAPUDA ou CHEFE de facção, o que já é de fato…”

3. Por GIULLIANO PICCININI: “Isso mostra como o povo do nordeste é em sua maioria! Chega ser triste ver um pais em que pessoas votam em bandidos! Em chefes de organização criminosa ! O povo se contenta em ser escravo da ignorância, oq de fato, partidos como PT, PSOL, PCdoB, ETC, ETC, fazem com o país. O Brasil é um país operário, escravo, onde não produz tecnologia interna… é um país que depende de importações para ter produtos!
Querem mudança de verdade?? Esqueçam a “esquerda”! Votem apenas na “direita”! Somente a direita poderá tornar o país forte um dia e com povo inteligente! Se querem continuar a serem burros, ignorantes, votem em bandidos! Continuem sendo miseráveis, ignorantes!”

Nilson Moura Messias

14/06/2018 - 23h05

As vulnerabilidades de Lula, acaba se Ciro, o cavalo de troia dos americanos, for o candidato com o apoio do vulnerável Lula.
O cafezinho do ciro, deveria se preocupar em desmentir as privatizações das refinarias. Fala sério miguelito!

    Miguel do Rosário

    14/06/2018 - 23h28

    Essa informação já foi desmentida. Sério mesmo que você quer insistir nessas fake news?

      jose carlos

      15/06/2018 - 07h20

      já faz 21 anos que a Petrobras não tem o monopólio do refino!!!!
      As empresas não querem refinar aqui, querem importar os derivados!!!!
      Você esta se transformando em um engodo!!!
      Um chamariz para os desavisados!!!

        Luiz Paulo

        15/06/2018 - 12h51

        Olá José Carlos! Por gentileza, poste a fonte dessa sua informação.
        Tenho interesse em saber mais a respeito e em confirmar se isso que você disse procede.
        Fico aguardando.

        P.s. Miguel do Rosário tem um trabalho junto à produção de conteúdo contra-hegemônico que fala por si.
        “Engodo” e “chamariz de desavisados”, é sério isso? Tenha mais respeito amigo.

Gabriel Soares

14/06/2018 - 22h47

Miguel parabéns essa tabela mostra que Lula é Ciro Gomes ganha de Bolsonario mais Haddad é entrega à presidência para falcista será que nosso orgulho está acima da nossa pátria


Leia mais

Recentes

Recentes