Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Imagem: Reprodução

Ministro de Bolsonaro usa vídeo de Ciro Gomes para atacar Lula

Por Gabriel Barbosa

12 de setembro de 2022 : 07h27

Na noite deste domingo, 11, o ministro das Comunicações do Governo Bolsonaro, Fabio Faria (PP-RN), compartilhou em suas redes sociais o trecho de um vídeo do candidato a presidência, Ciro Gomes (PDT), para atacar o ex-presidente Lula (PT).

No vídeo, o pedetista faz uma série de acusações contra o líder progressista no momento em que a ex-ministra Marina Silva (Rede) fez as pazes com Lula. Como se sabe, Ciro queria o apoio de Marina.

“Bolsonaro é cria da cultura de ódio do Lula e do PT. Todo mundo no Brasil sabe o que você [Lula] fez de desonesto, de cruel, de mentiroso, de odiento que o PT fez, de sua ordem, contra a Marina Silva”, disparou.

“O que o Lula fez foi violência política, de cultura de ódio, de mentira. Enquanto ele faz discurso de Lulinha paz e a amor, financia o gabinete do ódio mais picareta e mais desonesto da história do Brasil”, prosseguiu.

“Portanto Lula, você pode enganar algumas pessoas, mas este aqui que lhe conhece de perto, não vai deixar você passar assim: “vamos fazer o amor”. Foi você que inventou o “nós contra eles”, estigmatizando os adversários, com desonestidade, truculência e violência na política brasileira”, completou.

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM. Pós-graduando em Comunicação e Marketing Político.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

12 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

EdsonLuíz.

12 de setembro de 2022 às 20h53

Pois é!
E eu não sou Cirista (nem simonista) e nunca vou ser, até porque bão fico preso a nomes por me importar apenaz com ideias e , para o voto, com partidos políticos.

Minha opção eleitoral, dado o quadro, é por um nomd que possa afastar o absurdo de o Brasil continuar sendo governado por um populista, ainda mais se for algum populista tão venal como são Lula s jair bolsonaro.

Se equivalem?
Claro que não! Ninguém sd equivale!

Mas qualquer um populista é dnoso pir si só, quanto mais quando é um da natureza desses dois.

Mas se Ciro -ou quem quer que seja-mentir ou estiver incorrendo em atitude a que eu ache que ele não tem direito, serei um dos primeiros a fazer reparos.

A verdade e a intenção (no mínimo a intenção) de ser justo e correto, sempre!

Para a minha vida pesdoal e qualquer um para a própria vida, eu pisso ser e fazer o qus quiser. E faço! Mas a vida em sociedade exige outra moralidade.

Responder

Paulo

12 de setembro de 2022 às 19h37

Pior que o vídeo de Ciro, que não vi, é, muito provavelmente, o de Alckmin. Vi hoje e é taxativo, cabal, definitivo, peremptório…

Responder

PAULO JOSE ROSA FERREIRA MACEDO

12 de setembro de 2022 às 17h55

Querido, votei ciro 2018. Eu e mais 6% do eleitorado, que ele perdeu por mentir compulsivamente na intenção de esconder o ego exótico.

Responder

EdsonLuíz.

12 de setembro de 2022 às 14h50

Paulo Macedo,

É provável que, para você, honestos sejam Lula, bolsonaro e outros mais, desde que você escolha como honestos!

Honestidade não é um filtro subjetivo não, Paulo Macedo! Honestidade é um filtro que implica racionalidade, ética e moralidade!

Mas não pode ter sequer consideração por moralidade alguém que toma o Brasil171 como referência!

E as desqualificações de vocês petistas é tática conhecida e manjada; e também é antiga prática de ódio de vocês.

Apenas lembrando o que vocês fizeram com Marina Silva e com Geraldo Alckmim por anos à fio já dá para saber do que vocês são capazes.

Edson Luiz Pianca
edsommaverick@yahoo.com.br

Responder

Alexandre Neres

12 de setembro de 2022 às 13h32

O jornalista Florestan Fernandes Junior resumiu bem a ópera, lembrando da aproximação suspeita entre Ciro Gomes e Jair Bolsonaro (PL) no debate da TV Bandeirantes e questionou o posicionamento do pedetista no eventual segundo turno da eleição presidencial deste ano, que deverá ocorrer entre Lula e Bolsonaro, segundo as pesquisas. “As fotos tiradas dele com o Bolsonaro no debate da Band, aquele ‘papinho’, um sorrindo para o outro e cochichando no ouvido dá uma ideia ruim para todos nós. Qualquer pessoa que tenha boas ideias para o país, que tenha princípios democráticos nem chega perto desse homem [Bolsonaro]. Ele [Ciro Gomes] chega, sorri e fica cochichando no ouvido. É péssimo isso. Eu só pergunto o seguinte: ele vai pagar a passagem de avião para Paris agora em 2022 para seus eleitores ou ele vai sozinho? Eu quero saber daqueles que vão ficar no Brasil, que não têm dinheiro para ir para Paris, aqueles que vão ter que aguentar a extrema direita no poder. O papel que o Ciro está desempenhando é péssimo, mostra um sujeito cheio de rancor, ódio”.

Responder

Paulo Macedo

12 de setembro de 2022 às 12h48

Entao, Edson… rasgue logo a fantasia de Cirista e põe a de miliciano. Tá tranquilo! Nessa altura do campeonato um textao desse sem pé nem cabeça…. coisa de quem lê muito os tweets de carluxo. Você jamais votará no Lula, dado que nao é honesto nem no textao que escreve.

Responder

Dudu Miranda

12 de setembro de 2022 às 12h17

esse Ciro já mostrou que a campanha que ele tá fazendo não é pra ele e sim para o bolsonaro

Responder

Ugo

12 de setembro de 2022 às 10h34

O encantador de serpentes é um Canastrão de quarta categoria.

Responder

EdsonLuíz.

12 de setembro de 2022 às 10h32

Ciro Gome está rancoroso?

Candidatos costumam incorporar personagens mesmo! A pessoa é uma coisa e quando em campanha ela defende outras, na mesma campanha ela muda e depois muda de novo. Eu não gosto disso.

Mas dizer que Ciro Gomes está rancoroso!

De qualquer modo, vamos partir desta concepção, de que Ciro Gomes está rancoroso.

Ciro, lá atrás, estava acolhido em uma força política que o apoiou, o ajudou a conquistar mandatos, deu-lhe lastro político e eleitoral e fez dele o continuador de uma experiência social e politicamente bem sucedida no estado do Ceará.

Ciro largou tudo para colaborar com Lula e com o PT e absorveu o PT no Ceará e integrou tanto o PT a esse trabalho político que era dos outros e que ele havia herdado que até fez do PT parte e continuação desse projeto cearense, que, diga-se, era -e é- um projeto de adversários políticos do PT.

O tempi passou. A contribuição de Ciro ao PT e a Lula NUNCA recebeu um reconhecimento mínimo sequer de Lula e do PT.

Em 2014, suprema ingenuidade de Ciro Gomes : como o PT em 2014 teria uma eleição bem difícil porque as consequências do desastre econômico que o PT criou no país começou a aparecer, Ciro não colocou a própria candidatura a presidente, para não dividir votos, e buscou uma candidatura a senador, só que não pelo Ceará, mas por São Paulo.

O PT negou apoio a Ciro Gomes para esse seu projeto. NEGOU! Mesmo com Ciro não tendo lançado candidatura a presidente para ajudar o PT.

Após a negativa de apoio do PT a Ciro em São Paulo para ser senador, Ciro não teve tempo de rearticular sua candidatura a presidente. Mesmo assim não rompeu com o PT!

Então, veio 2018 e as pesquisas diziam todas que Ciro ganhava de jair bolsonaro fácil. E as mesmas pesquisas diziam que o PT perderia para bolsonaro.

Ciro era a chance de não permitir que bolsonaro virasse presidente e que eventualmente forças de ultra-direita antiinstitucionais que estiverem alojadas no esquema do bufão bolsonaro, se estiverem, conseguissem se estabelecer.

Contra Ciro Gomes e também contra o Brasil, o PT é sempre o PT, com seus erros técnicos gigantes em economia, seus erros morais gigantes e seus equívocos e conveniéncias ideológicas típicas. E esses erros têm no PT apoio de ‘personagens militantes’ apoiadores de populistas venais., como Lula.

Eu não acho que o que move Ciro Gomes é rancor. E o que Ciro Gomes está falando de Lula é pura verdade.

Responder

Sebastião

12 de setembro de 2022 às 08h51

O interessante é que o oportunista – assim como Ciro. Acaba criticando o próprio Bolsonaro quando mais leve, Cironaro ataca Bolsonaro.

Ciro quer ter respaldo quando diz “lhe conheço”. Mas, ainda em 2018, esse lhe conheço vingativo atual, não era em formas de críticas. Mas de elogios.

Aí, ele cita Marina. Que critica o marqueteiro que ele está pagando milhões pra deixá-lo mais rancoroso ainda. É de se perguntar: se João Santana é isento? Essas falas “odienta” de Ciro, se pressupõe que parte dele mesmo.

Ciro está perdido no personagem e cirominions e bolsominions se merecem. Em 2026, Moro, Ciro e Bolsonaro se juntam contra a reeleição de Lula.

Responder

Galinzé

12 de setembro de 2022 às 08h19

Lula é um verme mas isso já se sabia.

Responder

carlos

12 de setembro de 2022 às 07h47

O ciro está morto, politicamente, é engraçado que ninguém sabe do que vive pra levar a vida vida que leva , é a rachadura do fundão eleitoral agora esqueceram de dizer pra ele que é ➕ um que vai pra lata do lixo da história.

Responder

Deixe um comentário